e-controladoria é ultrapassar limitações humanas…

e-controladoria é ultrapassar limitações humanas…

Em 2007, estava com Prof. Marcos Tulio Bullio meu mentor, naquela época meu patrão, atualmente meu sócio, e nossa tarefa era modelar as atividades dos processos de um negócio para configurar nosso sistema de apuração de custos contábil. Sem mergulhar em conceitos, esta tarefa consiste em agrupar tarefas em atividades que serão realizas por centro de atividades* e ao finalizar contamos as atividades mapeadas e eram 23, foi quando fui alertado pelo prof. MTB que o limite máximo era de 20 atividades, então questionei, mas por que 20? E a resposta foi: “Pela minha experiência, percebi que um processo com mais de 20 atividades ficaria muito difícil de ser gerenciado pelo gestor deste processo e ele poderia facilmente perder o foco das atividades mais relevantes tendo tantas atividades para serem analisadas”. Isto é, uma limitação humana definia quantas atividades um processo poderia ter em nossa modelagem. E ele tinha toda razão, anos depois, eu mesmo em experiência percebi que um processo com mais de sete atividades, torna-se humanamente inviável para uma análise consistente em um dia a dia tão conturbado e cheio de reuniões, decisões, definições que fazem parte do dia a dia dos gestores. Limitação humana!

Agora em 2023, com recursos computacionais escalonáveis e com custos encorajadores, devemos deixar nossas limitações nortear o trabalho de BPM? A resposta é NÃO. Não podemos!

Eliseu Martins em seu livro “Contabilidade de Custos”

…Dependendo do grau de precisão que se deseje, as atividades podem ser divididas em tarefas e estas em operações…

Quando li este trecho do capítulo 8 que fala sobre custeio ABC, muitos anos atrás, pensei… é um acadêmico que nunca colocou a “mão na massa”, saberia que isso é humanamente inviável. Porém faz total sentido hoje. E recomendo a leitura.

Na e-controladoria quem irá fazer a primeira análise das atividades/tarefas/operações serão robôs (RPA) e o que parecer “estranho” pra eles, devem ser por eles analisados e o resultado desta análise ser encaminhado para os gestores (humanos), para que nem estes, nem seus analistas (caso existam) percam seu precioso tempo com análises triviais de algo que se encontra dentro do patamar esperado ou planejado e dê foco aos desvios e suas causas.

Em minha casa, tenho um Robô aspirador de pó que percorre os cômodos sugando o pó como deve ser. E enquanto ele trabalha com muita eficiência eu vejo um filme, uma série ou leio um livro. Ele apita quando está encalhado ou quando a bateria acaba, então preciso desencalhar ou colocar para recarregar.

Valorize seu tempo, utilizando-o com atividades relevantes e importantes ou sem fazer nada, apenas relaxando!

*Agrupamento de recursos homogêneos de uma empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *